Como comprar um imóvel
- Eliabe Bonifacio
- 1 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Comprar um imóvel seja o primeiro imóvel, um segundo para renda extra, para o filho, filha ou para o neto é sempre uma decisão exaustivamente pensada e debatida, ou pelo menos deveria ser, pois comprar imóvel é um investimento, e via de regra o maior investimento da vida de uma pessoa, o qual ela só fará uma ou 2 vezes na vida e pode mobilizar todas as economias de uma família. Não se pode errar.
Toda transação imobiliária tem sempre um componente emocional muito forte, se for uma casa para moradia, temos que nos ver morando ali, imaginar filhos correndo pelo jardim, andando de bicicleta pelas ruas, um fim de tarde em família aproveitando a vista. Portanto essas características pesam muito na hora da escolha, rua tranquila e plana, jardim florido e uma vista deslumbrante. Se for no litoral a vista mar é o ápice do sonho, quem nunca se viu morando em um lugar onde possa ver o por do sol no mar da varanda de casa.
Cada vez mais as pessoas estão procurando deixar o carro em casa, fazer as atividades do dia a dia a pé ou de bicicleta é o desejo de quem busca melhor qualidade de vida, evitando congestionamentos estressantes que lhe rouba o tempo que poderia estar sendo melhor usando para o lazer em família. Logo a localização do imóvel a ser adquirido ganha muita importância e relevância, a escola dos filhos, o supermercado, a farmácia, a clínica médica, o pet shop, a academia e o trabalho é desejável que estejam o mais próximo possível do futuro lar. Naturalmente a questão de segurança é muito pertinente, e a região deve apresentar bom policiamento, índices bons em relação a assaltos e roubos e distância de pontos críticos. Condomínio fechado com vigilância particular pode corroborar em dar uma sensação de segurança.
Se for um segundo imóvel, muito provável que o objetivo principal seja obter renda com a locação, posto isso, os pontos anteriormente citados devem ser considerados, tendo em vista que o futuro locatário também elencará aqueles pontos como sendo os mais relevantes em sua nova residência. Um imóvel bem escolhido possibilita rentabilidade maior, pois terá mercado e atratividade melhor na hora de oferecer para locação.
Sempre que se pensar em comprar um imóvel, seja para qualquer finalidade, deve se ter em mente que ele é um investimento, mesmo que seja o imóvel dos sonhos, um dia pode não ser mais, e a opção seja vender, e nessa hora pode se descobrir o bom ou o mau negócio que se fez. Naturalmente imóveis sofrem valorização, porém alguns em função de uma série de variáveis valorizam bem mais que outros. Comprar bem possibilita vender bem. Na hora da escolha do imóvel, procurar ser assessorado por alguém que conheça bem o mercado e que atue com ética, transparência e principalmente tenha visão de investidor faz toda a diferença.
Comments