COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ APTO PARA TROCAR O ALUGUEL PELO FINANCIAMENTO?
- Eliabe Bonifacio
- 5 de fev. de 2017
- 3 min de leitura

Trocar o aluguel pelo financiamento é uma decisão importante que precisa ser pensada e planejada antes de tudo. Trata-se de uma despesa que se estende por muitos anos e a decisão de compra que não pode ser baseada apenas em aspectos financeiros e econômicos. É importante levar em conta algumas questões que separamos abaixo:
COMO ESTÁ A VIDA E OS PLANOS PARA O FUTURO
Basicamente, é importante avaliar alguns fatores a respeito da sua vida pessoal, profissional, vontades e planos em médio e longo prazos. Isso irá definir a sua decisão de compra e também as características do imóvel que vai atender às suas necessidades. Quem é mais jovem pode trocar de emprego mais de uma vez, mudar de residência e de planos, sendo o aluguel ainda o mais interessante, mas se a vontade é construir um patrimônio ou se fixar, o ideal é optar pelo financiamento, mas com sabedoria.
Por se tratar e uma despesa em longo prazo, é importante avaliar as possibilidades de troca de emprego, de morar em outra cidade, de fazer uma faculdade e pós – graduação, trocar o automóvel, entre outros planos, que podem demandar uma mudança de residência ou despesa extra. O ideal é que a compra do imóvel seja tranquila com prestações que caibam dentro do orçamento.
QUAL A SITUAÇÃO FINANCEIRA?
Não há uma resposta pronta e cada caso possui as suas especificidades. Depende de um conjunto de fatores, a exemplo do valor do imóvel, o percentual que será financiado, a idade do comprador mais velho envolvido no negócio, entre outros. Por isso é importante resolver algumas questões para avaliar sua situação financeira:
Tenho um emprego estável?
Consegui investir ou fazer alguma reserva?
O aluguel compromete mais de 30% da minha renda familiar?
Tenho um planejamento financeiro?
Qual a minha reserva do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço?
Respondendo estas questões vai ser mais fácil responder a mais difícil: trocar o aluguel pelo financiamento compensa para o meu caso?
QUANDO VALE A PENA TROCAR O ALUGUEL PELO FINANCIAMENTO?
Há poucos anos, o aluguel versus a compra do imóvel financiado era uma decisão difícil de ser resolvida, uma vez que as empresas financiavam a aquisição por meio de tabelas diretas, as quais se restringiam a até 60 meses. Outra desvantagem era o tipo de financiamento, que exigia o pagamento de parcelas semestrais, que acabavam tornando complicada a escolha.
Com o passar do tempo, as construtoras passaram a facilitar a vida dos clientes com prazos de 120 meses e até 180 meses. Atualmente, o prazo pode chegar a 35 anos, em planos de pagamentos com parcelas decrescentes que se encaixam melhor nos orçamentos. Com um valor de parcela menor, é até possível fazer as contas para avaliar se vale a pena trocar o aluguel pela parcela do imóvel novo.
A conta é simples, vamos ao exemplo. Uma pessoa, que mora em São Paulo e paga um aluguel de R$ 800 por mês, em 12 anos terá gasto a quantia de R$ 115.200, sem contar valores referentes a reparos pagos pelo inquilino. O valor é alto e com ele é possível quitar parte de um imóvel financiado. Contudo, é preciso pensar no valor da entrada, nos custos cartoriais, impostos inerentes à compra e algumas despesas extras como reparos, IPTU e condomínio, se houver.
É importante entender como são cobrados os juros e não ter medo de comprar por conta deste fator. Os juros variam conforme o banco, o valor dado como entrada e o tipo de financiamento. Se for optar por comprar o imóvel, o ideal é escolher o financiamento pela tabela SAC, cujas prestações diminuem devido aos juros serem baseados no saldo devedor e não no valor total do bem. Ou seja, a cada prestação o saldo devedor diminui e, com ele, os juros.
Resolvemos a sua dúvida? Já sabe se está apto a trocar o aluguel pelo financiamento? Ficou interessado em financiar um apartamento em Santa Catarina? Não deixe de contar com os serviços da Personal Corretores.
Comments